O ENGENHEIRO E AS COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS AO DESEMPENHO PROFISSIONAL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA IES PRIVADA DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE

Walnice Brandão Machado, Talita Ribeiro Luz

Resumo


O objetivo norteador do presente estudo compreende descrever e analisar as contribuições que o curso de graduação em engenharia proporciona aos alunos para que eles possam desenvolver suas competências profissionais. Ao resgatar alguns aspectos históricos e do desenvolvimento da profissão no Brasil, o trabalho apresenta e analisa resultados de uma pesquisa realizada com discentes de uma instituição de ensino superior de Belo Horizonte. A pesquisa se caracteriza quanto aos fins como descritiva e quanto aos meios como um estudo de caso. Para a coleta dos dados utilizou-se questionários estruturados de acordo com o modelo de competências de Fleury & Fleury e itens ligados às Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Graduação em Engenharia. A partir dos resultados fez-se possível inferir as percepções dos discentes em relação à contribuição que o curso proporciona em sua formação profissional e o que eles consideram que seja uma instituição de ensino ideal. Tal análise também visa contribuir para uma melhoria no desenvolvimento de competências referentes ao curso para a inserção de profissionais engenheiros no mercado de trabalho.

Abstract

The objective of the present study understands in describing and analyzing the contributions that the course of graduation in engineering provides to the pupils so that they can develop its professional competencies. When rescuing some historical aspects of the development of the profession in Brazil, present and analyze results of a research carried through with students of an institution of superior education of Belo Horizonte. The research characterizes as descriptive and as a case study. For the collection of the data one used structuralized questionnaires in accordance with the model of competencies of Fleury & Fleury and with to the National Curricular Lines of direction of the course of Graduation in Engineering. From the results one becomes possible to infer the perceptions of the students in relation to the contribution that the course provides in its professional formation and what they consider that is an institution of ideal education. Such analysis also aims at to contribute for an improvement in the development of referring competencies to the course for the insertion of professional engineers in the work market.


Palavras-chave


Competências Profissionais. Engenheiro. Discentes. Ensino Superior.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18674/exacta.v6i2.1028
ISSN 1984-3151