Oficinas de educação ambiental do Projeto pato aqui, água acolá em Escolas de São Roque de Minas, MG

Thaís Maya Aguilar, Jéssica Elias Reis, Vivian Moreno Castillo, Flávia Ribeiro, Vanessa Matos Gomes, Lívia Vanucci Lins

Resumo


A educação ambiental busca alcançar um mundo mais sustentável por meio da mudança de comportamentos dos diversos atores. É um dos meios mais eficazes para promover mudanças de hábito e promover uma visão crítica. O Programa Pato-mergulhão foi criado em 2011 para proteger a espécie Mergus octosetaceus. O pato-mergulhão, cuja principal população habita a região da Serra da Canastra, é uma espécie criticamente ameaçada de extinção. O objetivo deste artigo é apresentar os resultados obtidos ao longo do trabalho desenvolvido em oficinas de educação ambiental durante os anos de 2011 e 2012, bem como, apresentar a percepção dos professores quanto ao impacto destas atividades sobre seus alunos. Este trabalho foi desenvolvido nas escolas urbanas e rurais do município de São Roque de Minas, MG. Foram realizados cinco ciclos de oficinas, nas quais participaram 881 alunos e 33 professores. Estes números representam 65,5% dos alunos e aproximadamente 24% dos professores das escolas de São Roque de Minas. Houve grande interesse dos alunos nas atividades, e debates propostos sobre dos temas tratados: ética, cidadania, conservação de fauna e flora, conservação de solos, proteção dos rios, conservação do pato-mergulhão. Os professores avaliaram as oficinas como uma experiência positiva, que enriqueceu o conteúdo programático e propiciou o desenvolvimento de uma visão crítica, não só quanto às questões ambientais, mas também quanto aos aspectos sociais da realidade destes alunos.

Palavras-chave


Educação ambiental; pato-mergulhão; conservação

Texto completo:

PDF
A abreviatura do periódico é e-Sci, o qual deve ser utilizado em bibliografias, notas de rodapé e para referências. ISSN: 1984-7688, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Licença Creative Commons
Todo o conteúdo da e-Scientia, exceto quando identificado, está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada.