ANESTESIA NO PARTO HUMANIZADO: APLICAÇÕES DAS NORMAS PRECONIZADAS PELA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE

Izabela Pereira da Silva, André Osvaldo Melo Palhares, Artur Palhares Neto

Resumo


A modificação da visão a respeito do nascimento, estimulou a criação pela OMS de normas humanizadas que estabelecem ações para alcançar o protagonismo da mãe nas decisões sobre seu corpo durante o processo do parto. Situações que inibem o mal-estar da mulher, que reduzem riscos para ela e para o recém-nascido e que possibilitam conforto para o acompanhante, representam a humanização. Neste contexto, buscamos neste trabalho, relacionar a anestesia como garantia do parto humanizado, pois, o alívio da dor e do sofrimento, qualquer que seja sua natureza, tornou-se compromisso do médico. Metodologia: Revisão bibliográfica nas bases de dados Scielo e PubMed. Resultados e discussão: O anestesiologista é parte fundamental do processo de humanização do atendimento à gestante. Sua participação se inicia na pré-analgesia, expondo as diversas modalidades anestésicas, riscos e benefícios, incentivando a participação da mãe e da família. Analgesias espinhais constituem as técnicas padrão-ouro na prática clínica atual. Existem contraindicações para sua realização e uma delas é a recusa da gestante, como alternativa tem-se a PCA, a qual pode alcançar melhor qualidade com uso de menores doses, menor incidência de efeitos colaterais maternos e menor transferência placentária, além de maior satisfação da parturiente, pela sensação de controle da administração do anestésico diminuir a ansiedade e a quantidade de analgésicos utilizados. Conclusão: Diante de um cenário da humanização do parto palpável, ressaltamos a importância da educação e do esclarecimento que resgatem da participação ativa do casal e o combatam o despreparo cultural da gestante e da família que permite imposições dos profissionais da saúde.

PALAVRAS-CHAVE: Analgesia Controlada pelo Paciente; Parto Humanizado; Analgesia Epidura



Texto completo:

PDF

Referências


JUNIOR, A. Rodrigues F. et al. A doula na assistência ao parto e nascimento. Cadernos Humanizasus: Humanização do parto e do nascimento, Campinas, v. 4, p. 201- 214, 2014. Disponível em < http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/312956/1/FerreiraJunior_AntonioRodrigues_D.pdf#page=66 >. Acessado em 19, setembro, 2019.

LÓPEZ-MILLÁN J. M.; ALCAÑIZ J. B.; DE LAS MULAS M. Analgesia del Trabajo de Parto con Remifentanilo por vía intravenosa mediante un Sistema de Analgesia Controlada por la Paciente (PCIA). Rev. Soc. Esp. Dolor ed.6: 416-421; 2007

MORALES MUNOZ, C.; ALBADALEJO SERRANO, A.. Descriptive study of the obtained analgesia during labour with remifentanil PCA: British pattern. Rev. Soc. Esp. Dolor, Madrid , v. 21, n. 6, p. 307-314, dic. 2014 . Disponible en . accedido en 19 sept. 2019. http://dx.doi.org/10.4321/S1134-80462014000600003.

REIS, A. E. dos; PATRICIO, Z. M. Aplicação das ações preconizadas pelo Ministério da Saúde para o parto humanizado em um hospital de Santa Catarina. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro , v. 10, supl. p. 221-230, Dec. 2005 . Available from . access on 19 Sept. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232005000500023.


A abreviatura do periódico é e-Sci, o qual deve ser utilizado em bibliografias, notas de rodapé e para referências. ISSN: 1984-7688, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Licença Creative Commons
Todo o conteúdo da e-Scientia, exceto quando identificado, está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada.