IMPACTOS DA IRRADIAÇÃO GAMA EM CARNE DE PORCO

Giuliane Rodrigues Fidelis, Denise Sande

Resumo


A irradiação de alimentos é um método de conservação de alimentos recomendado pela Organização Mundial da Saúde, normatizado mundialmente pelo Codex Alimentarius e no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Essa tecnologia já é utilizada em alimentos presentes na dieta moderna de brasileiros. O uso da irradiação no processamento especial da carne de porco e seus derivados deve ser analisado para verificação dos padrões de qualidade do alimento. O objetivo deste trabalho é apresentar os impactos da irradiação (radiação gama) como método de controle microbiológico de carne suína e derivados. Realizou-se uma revisão integrativa do tema a partir de pesquisas em bases de dados e ferramenta de busca. Foram selecionados quarenta e três (43) materiais, incluindo artigos experimentais, de revisão e publicações em órgãos nacionais ou vinculados. A irradiação como método de controle microbiológico e extensor da vida de prateleira mostrou-se eficiente quando aplicada doses na faixa de 3 a 5 kGy, desencadeando poucas alterações nutricionais, não nutricionais e sensoriais na carne. No mais, destaca-se o potencial da combinação da irradiação com outros métodos de processamento, em especial a marinação, a fim de prolongar ainda mais a vida de prateleira e diminuir a dose segura mínima necessária para um tratamento bem-sucedido.

Palavras-chave: Irradiação de alimentos. Carne de porco. Radiação gama.


Palavras-chave


Irradiação Gama; Carne de Porco.Radiação gama

Texto completo:

PDF
A abreviatura do periódico é e-Sci, o qual deve ser utilizado em bibliografias, notas de rodapé e para referências. ISSN: 1984-7688, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Licença Creative Commons
Todo o conteúdo da e-Scientia, exceto quando identificado, está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada.