LIDANDO COM O SOFRIMENTO E A MORTE: AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO EM CUIDADOS PALIATIVOS EM ESTUDANTES DURANTE O CURSO DE MEDICINA

Isabella Fernandes Ribeiro Melo, Júlia Bernardes Ferreira Gomes, Júlia Wanderley Drumond, Sarah Ananda Gomes

Resumo


Resumo: Introdução: Nas últimas décadas houve o envelhecimento progressivo da população, associado ao aumento da prevalência de doenças crônicas, como o câncer. Isso está intimamente relacionado aos avanços tecnológicos e terapêuticos que transforma doenças antes mortais em doenças crônicas, aumentando a longevidade dos doentes e elevando substancialmente a necessidade de se conhecer sobre cuidados paliativos (CP). Objetivo: Avaliar os conhecimentos em CP dos alunos do curso de medicina do Centro universitário de Belo Horizonte-UniBH, bem como constatar se há ganho de conhecimento quando comparados alunos do sexto, nono e décimo segundo período. Método: Realizou-se um estudo transversal com aplicação de questionário anônimo para acadêmicos de medicina do sexto, nono e décimo segundo período do UNIBH. Em maio de 2019, 108 acadêmicos responderam o questionário contendo 7 perguntas básicas sobre CP, sendo 36 alunos do sexto período, 39 do nono período e 33 do décimo segundo período. Os resultados foram analisados e compilados em tabelas. Resultados: Do total de respostas obtidas, apenas 16,9% são positivas para presença conhecimentos básicos sobre CP. Quando comparado o sexto com o décimo segundo período, a diferença estatística de conhecimento é de 0,099 para 0,329. Já a comparação entre nono e décimo segundo apresenta diferença estatística de apenas 0,001. Conclusão: O conhecimento sobre CP entre os alunos é limitado e não houve ganho expressivo de conhecimento na comparação estatística das respostas do sexto e o décimo segundo período. Isso evidencia a defasagem desse conteúdo na graduação médica, demonstrando necessidade de melhora do processo de ensino.

 

 

PALAVRAS-CHAVE: cuidados paliativos; educação médica; suporte em cuidados; estudantes de medicina.


Texto completo:

PDF

Referências


CARVALHO, R. T.; PARSONS, H. A. (Org.) Manual de Cuidados Paliativos ANCP. 2.ed. São Paulo: s. n., 2012.

FONSECA, A.; GEOVANINI, F. Cuidados paliativos na formação do profissional da área de saúde. Rev Bras Educ Med;37(1):120-5, 2013.

LEMOS, C. F. P.; BARROS, G.S.; MELO, N. C. V,.; AMORIM, F. F.; SANTANA, A. N. C. Avaliação do Conhecimento em Cuidados Paliativos em Estudantes durante o Curso de Medicina. Revista Brasileira de Educação Médica,; 41 (2) : 278-282. 2017.

PINHEIRO, T. R. S. P. Avaliação do grau de conhecimento sobre cuidados paliativos e dor dos estudantes de medicina do quinto e sexto anos. Mundo Saúde;34(3):320-326. 2010.


A abreviatura do periódico é e-Sci, o qual deve ser utilizado em bibliografias, notas de rodapé e para referências. ISSN: 1984-7688, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Licença Creative Commons
Todo o conteúdo da e-Scientia, exceto quando identificado, está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada.