NO MUNDO DAS ÁGUAS: CONTRIBUIÇÃO DE UM ESPAÇO NÃO-FORMAL PARA O ENSINO DA BIOLOGIA MARINHA

Paula Fernanda Oliveira Murta, Maísa Gonçalves Carvalho, Ramon Teixeira Nascimento de Araújo

Resumo


O espaço não-formal caracteriza-se por ser uma maneira diferenciada de trabalhar com a educação, paralelamente à escola, sendo uma de suas particularidades a busca pelo prazer da descoberta e do desafio na construção do conhecimento. O “No Mundo das Águas” se constitui como espaço não-formal de educação em ciências, no Município de Belo Horizonte/MG, e tem um papel fundamental na divulgação do conhecimento sobre Biologia Marinha. Esse trabalho apresenta um estudo sobre a educação não-formal e seu papel no processo educativo realizado com alunos do 7º ano do ensino fundamental de uma escola particular do município de Belo Horizonte/MG. O objetivo deste trabalho foi analisar a importância do espaço “No Mundo das Águas” para o ensino de Biologia Marinha, investigando suas contribuições para a educação formal. Foi aplicado um questionário estruturado contendo 10 perguntas de múltipla escolha, elaboradas a partir de observações prévias feitas no espaço “No Mundo das Águas”, envolvendo o tema biologia marinha, enfocando os cnidários, moluscos, equinodermos e peixes, que permitiu avaliar o nível de informação dos alunos. Como ambiente não formal, o espaço “No Mundo das Águas” permitiu aos alunos uma aprendizagem através da prática, da vivência, do observar o que eles iriam receber pronto no ambiente formal, a escola. Permitiu que conhecimentos fossem construídos por meio da associação de metodologias apropriadas à ambientes adequados. A mudança de informações foi significativamente positiva, concluindo que o espaço não-formal “No Mundo das Águas” realmente contribuiu para o ensino de Biologia Marinha.

Texto completo:

PDF
A abreviatura do periódico é e-Sci, o qual deve ser utilizado em bibliografias, notas de rodapé e para referências. ISSN: 1984-7688, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Licença Creative Commons
Todo o conteúdo da e-Scientia, exceto quando identificado, está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada.