Percepções de estudantes da 6ª série (7º ano) do “Ensino Fundamental” em uma escola pública de Belo Horizonte, MG sobre os morcegos: uma abordagem etnozoológica.
Resumo
Morcego é o nome utilizado para designar mamíferos voadores. Seu registro fóssil iniciou a partir do Oligoceno com Icaronychterys, cuja morfologia é conservadora. O objetivo do presente trabalho foi entender a relação homem-morcego e descobrir os valores simbólicos que estão incutidos nos estudantes da 6ª série (7º ano) e o potencial de uma intervenção sobre o conhecimento de morcegos. A sondagem do tema foi desenvolvida através de questionário formulado com perguntas abertas antes e após um projeto de intervenção sobre o conhecimento de morcegos. Os dados coletados demonstram uma manutenção da visão mítica em relação aos morcegos, ainda vinculada a concepções mitológicas. Entretanto, a intervenção realizada foi capaz de modificar de maneira significativa, concluindo que uma aula elaborada e estruturada é eficaz na compreensão do assunto pelos estudantes.
Palavras-chave: Etnozoologia, Ensino de Zoologia, Educação
Palavras-chave: Etnozoologia, Ensino de Zoologia, Educação