Respostas hormonais em diferentes tipos de exercícios em portadores de insuficiência cardíaca

Joana Bastos Matos, Tales de Carvalho

Resumo


Este estudo teve como objetivo identificar, descrever e analisar os tipos de exercícios físicos recomendados e suas alterações hormonais em pacientes com insuficiência cardíaca em reabilitação com exercício físico; bem como analisar os efeitos de uma reposição hormonal nestes indivíduos. Para isso, foi realizada uma pesquisa de revisão de literatura, através de levantamentos bibliográficos em bases de dados, como Capes, Pubmed, Biremee Lilacs, na busca de artigos em periódicos específicos. Observou-se que, através de um programa de caminhadas, houve uma diminuição dos hormônios angiotensina II, aldosterona, vasopressina, e aumento do peptídeo natriurético atrial (PNA), houve também uma alteração positiva no T3. Este estudo pode ser útil para futuras intervenções de um profissional qualificado na escolha do exercício para reabilitação, visando uma melhor qualidade de vida do portador de insuficiência cardíaca.

Palavras-chave


Insuficiência cardíaca; exercício físico; alterações hormonais

Texto completo:

PDF
A abreviatura do periódico é e-Sci, o qual deve ser utilizado em bibliografias, notas de rodapé e para referências. ISSN: 1984-7688, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Licença Creative Commons
Todo o conteúdo da e-Scientia, exceto quando identificado, está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada.