AVALIAÇÃO DA ALIMENTAÇÃO OFERECIDA A TRABALHADORES ATENDIDOS PELO PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO DO TRABALHADOR

Gabrielle Lúcia Oro, Tiffany Prokopp Hautrive

Resumo


O Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) é um programa de complementação alimentar no qual o governo, empresa e trabalhadores partilham responsabilidades e tem como princípio norteador o atendimento ao trabalhador de baixa renda, melhorando suas condições nutricionais e gerando, conseqüentemente, saúde, bem estar e maior produtividade. O objetivo da presente pesquisa consistiu em avaliar o cardápio oferecido á trabalhadores de uma empresa beneficiária do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), no município de São Miguel do Oeste – Santa Catarina e verificar se alimentação oferecida aos trabalhadores está de acordo com os parâmetros nutricionais propostos pelo PAT. Para tanto, foi feita uma pesquisa retrospectiva dos cardápios de almoço oferecidos aos trabalhadores que desempenham atividades do tipo moderada. Foi verificada a quantidade total de macronutrientes, valor calórico total, quantidade total de sódio, fibras alimentares e valor protéico- calórico do almoço servido. A análise dos dados foi realizada através da comparação com as recomendações do PAT. Foi encontrada adequação de 99,49% de calorias, média excessiva de proteínas (21,20%), média inferior a recomendação de carboidratos (49,65%), lipídeos (22,93%) e fibras (6,44%). Os micronutrientes avaliados sódio, ferro e cálcio também se apresentaram abaixo das recomendações preconizadas. Conclui-se haver a necessidade de melhor elaboração dos cardápios, bem como uma avaliação nutricional dos comensais, objetivando melhorias no perfil nutricional de acordo com as necessidades de macronutrientes, levando em consideração os percentuais exigidos pelo Programa de Alimentação do Trabalhador, já que o mesmo visa à promoção da saúde do trabalhador.

Palavras-chave


Programa de Alimentação do Trabalhador; Avaliação de cardápios; Trabalhador.

Texto completo:

PDF
A abreviatura do periódico é e-Sci, o qual deve ser utilizado em bibliografias, notas de rodapé e para referências. ISSN: 1984-7688, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Licença Creative Commons
Todo o conteúdo da e-Scientia, exceto quando identificado, está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada.