Revisão sistemática para avaliar a eficácia do uso da Risperidona no tratamento de manutenção da esquizofrenia

Rayssa Cássia Nascimento, Fernanda Cristelli Costa de Lima, Eliane de Sá Lopes Lomez, Juliano Gaspar

Resumo


Resumo: A presente revisão sistemática refere-se ao uso do antipsicótico Risperidona, que pertence à segunda geração de antipsicóticos. Esta denominação o caracteriza como uma droga com menos efeitos extrapirimidais, e têm sido recentemente inserida no tratamento de manutenção da esquizofrenia, transtorno psicológico que afeta cerca de 1% da população mundial, por seus bons resultados. Objetivo: Realizar uma revisão sistemática para avaliar a eficácia da Risperidona de ação prolongada como antipsicótico para tratamento de manutenção da esquizofrenia. Metodologia: Foram selecionados artigos que abordam o tratamento de indivíduos esquizofrênicos com Risperidona, segundo critérios de inclusão e exclusão. Resultados e Conclusão: Todos os artigos envolvidos nesta revisão sistemática demonstram a eficácia do antipsicótico Risperidona no tratamento de manutenção da esquizofrenia, e sobretudo a superioridade qualitativa da resposta quando a formulação farmacêutica é a de longa duração.

Palavras-chave


Esquizofrenia; tratamento de manutenção; risperidona; eficácia.

Texto completo:

PDF
A abreviatura do periódico é e-Sci, o qual deve ser utilizado em bibliografias, notas de rodapé e para referências. ISSN: 1984-7688, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Licença Creative Commons
Todo o conteúdo da e-Scientia, exceto quando identificado, está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada.