INFUSÃO SUBCUTÂNEA DE ANALGÉSICOS EM PACIENTES ONCOLÓGICOS SOB CUIDADOS PALIATIVOS: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Sara de Souza Oliveira, Josiane Almeida Sousa, Soelma de Fátima da Silva, Wander de Jesus Jeremias

Resumo


Em grande parte dos pacientes com câncer, a dor é uma das mais frequentes razões de incapacidade e sofrimento. A administração de analgésicos e sedativos por via subcutânea é considerada segura e de fácil manutenção. Além disso, a infusão subcutânea é descrita como alternativa preferencial a outras vias de primeira escolha, quando estas não estão disponíveis, o que ocorre com frequência nos pacientes oncológicos em cuidados paliativos. Este estudo visa analisar produções científicas a respeito de medicamentos para o controle dor administrados por hipodermóclise em pacientes oncológicos. Com base nos critérios de inclusão e exclusão delineados para o estudo, foram encontrados 11 artigos em língua inglesa produzidos entre 2002 e 2012. Os estudos evidenciaram bons resultados para infusão subcutânea de pré-anestésicos e analgésicos opióides.

Texto completo:

PDF
A abreviatura do periódico é e-Sci, o qual deve ser utilizado em bibliografias, notas de rodapé e para referências. ISSN: 1984-7688, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Licença Creative Commons
Todo o conteúdo da e-Scientia, exceto quando identificado, está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada.