Desenvolvimento de suplemento nutricional para crianças portadoras do vírus HIV

Edeli Simioni de Abreu, Tatiana Rubini Saguia, Isabela Rosier Olimpio Pereira

Resumo


O presente trabalho teve o objetivo de formular um suplemento alimentar teórico ideal para crianças soropositivas com base nas principais deficiências vitamínicas e minerais que podem agravar a imunossupressão progressiva que o vírus HIV causa em crianças, a fim de proteger esses indivíduos de infecções oportunistas relacionadas à AIDS, que podem levar à morte. A partir do levantamento das necessidades nutricionais do público-alvo, foi desenvolvida uma formulação teórica ideal de uma bebida láctea fermentada, desde o desenvolvimento do produto, com prebióticos e probióticos, até a suplementação com todos os nutrientes necessários: macronutrientes, vitaminas e minerais. O produto fermentado com Lactobacillus casei defensis resultou numa composição hipercalórica e hiperprotéica que contribui no atendimento às necessidades energéticas de crianças de 4 a 8 anos que devem ingerir diariamente aproximadamente 1759 Kcal, pois cada unidade do produto fornece 153 Kcal, ou seja, aproximadamente 10% do valor energético total. Além disso, o produto contém inulina, é fonte de ferro, das principais vitaminas e minerais que esses pacientes necessitam para fortalecer o sistema imunológico e prevenir o aparecimento de doenças oportunistas. O desenvolvimento do suplemento foi realizado com sucesso. Porém, para que o produto seja comercializado é necessário testar a formulação junto à população alvo.

Palavras-chave


crianças soro-positivas; vírus HIV; suplementos nutricionais; desenvolvimento de produto.

Texto completo:

PDF
A abreviatura do periódico é e-Sci, o qual deve ser utilizado em bibliografias, notas de rodapé e para referências. ISSN: 1984-7688, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Licença Creative Commons
Todo o conteúdo da e-Scientia, exceto quando identificado, está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada.