Reflexões sobre a aplicação de tecnologias e interfaces de comunicação na educação superior

Luiz Rogério Rodrigues

Resumo


O presente artigo procura analisar as interações sociais no âmbito dos ambientes virtuais de aprendizagem da educação superior. Aborda o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação na promoção de interatividade entre educadores e educandos. Tem como foco debater o uso da webconferência como instrumento facilitador nos programas educacionais da Universidade Federal de Uberlândia. Objetiva verificar a presença de interações sociais nesses ambientes à luz das teorias de sociólogos estudiosos no assunto. Na investigação utilizou-se como fontes materiais pedagógicos, documentos e entrevistas com sujeitos envolvidos. Foi avaliada também a real condição da estrutura digital da instituição. Como resultado da pesquisa constatou-se a ocorrência de relação social e de interação e a necessidade de políticas públicas para democratização e socialização de tecnologias digitais.

Palavras-chave


Tecnologias, comunicação, educação superior, webconferência

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Referências


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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Faculdade de Gestão de Negócios. Subprojeto 07 - CT-INFRA-UFU- 01-2009 – Profª Dra. Karen Cristina Sousa Ribeiro.




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(v. 11/nº 1/2018).

 

O dossiê do próximo número terá, como editora convidada, a professora e pesquisadora Lorena Tárcia (UniBH).

DOSSIÊ 

 “NARRATIVAS TRANSMIDIÁTICAS E/OU MULTIPLATAFORMAS:

CONCEITOS, CASES E PRODUTOS”

 

Maurício Guilherme Silva Jr.

Editor da revista e-Com

 

Lorena Tárcia

Editora convidada

 

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f)  Pede-se, ainda, um abstract, em inglês, de até 10 linhas, para fins de indexação.

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