Qualidade da interação do usuário com interfaces dos sites de instituições do serviço público

Ana Elisa Ribeiro, Mariane Raquel Gonçalves, José Francisco Campos Limongi, Germano Teixeira Miranda, Túlio Fernandes de Oliveira, Vitor Hugo de A. Profeta

Resumo


Fundamentado nos estudos da usabilidade e em discussões sobre design centrado no usuário, este trabalho intenta discutir o design de interfaces com base na proposição de tarefas em sites de instituições de serviço público, uma de alcance local e outra, nacional. Participaram da investigação cinco estudantes voluntários, que cumpriram um protocolo de ações nas páginas da Receita Federal e da Prefeitura de Belo Horizonte. A pesquisa, de cunho qualitativo, foi desenvolvida no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), como parte das atividades do curso de Engenharia de Computação. Como métodos de coleta de dados, foram utilizados um software de gravação de movimentação na tela do computador e a observação direta não-participante. Os resultados apontam para aspectos relativamente padronizados nas condutas dos usuários dos sites, que aprendem a se mover neles ou tentam solucionar problemas quando se deparam com impasses na navegação. Também são relatados problemas encontrados nas páginas, que poderiam ser redesenhadas de acordo com metas de eficácia e eficiência de uso pelo cidadão comum.

Texto completo:

PDF