A Sustentabilidade como Equilíbrio entre o Desenvolvimento e a Preservação Ambiental

Marcela Maria Marques Cassoli - Univali/SC

Resumo


SUMÁRIO: 1 A crise ambiental e a preocupação com o planeta; 2 A ordem internacional ambiental; 2.1 Da transnacionalidade do Direito Ambiental; 3 Dos danos causados ao meio ambiente; 3.1 Danos Ambientais coletivos e individuais; 3.2 Principais características; 3.3 Impactos ambientais propriamente ditos; 3.4 Responsabilidade ambiental administrativa e criminal; 4 A sustentabilidade como a ponderação dos interesses em conflito; 5 Considerações Finais; 6 Referências bibliográficas.

O trabalho tem o objetivo de destacar a relação entre homem e natureza, apresentar a problemática que nasceu de tal relacionamento e a solução capaz de mudar a devastação ambiental do planeta. Trará abordagem crítica a respeito dos impactos ambientais, posteriormente a exposição dos principais atos da Ordem Internacional Ambiental, a questão da internacionalidade e transnacionalidade como uma perspectiva de melhora, os danos propriamente ditos e a Sustentabilidade como forma de ponderar os interesses conflitantes mencionados e garantir o equilíbrio entre eles.

PALAVRAS-CHAVE: Ambiental. Danos ambientais. Sustentabilidade. Equilíbrio.


ABSTRACT
The paper aims to highlight the relationship between man and nature, presenting the issue born of such a relationship and the solution can change the environmental devastation of the planet. Bring critical approach with regard to environmental impacts, subsequently exposing the principal acts of Environmental International Order, the issue of transnationality and internationality as a prospect of improvement, the damage themselves and Sustainability as a way to balance the conflicting interests mentioned and ensure a balance between them.

KEYWORDS: Environmental. Environmental damage. Sustainability. Balance.


Data da Submissão: 09/04/2014
Data da Aceitação: 15/06/2014

Texto completo:

PDF