Compreensão de Crônicas: construção de inferências

Fernanda Cordeiro Gazola, Maurício Dias Meireles, Maria Aparecida de Assis Teodoro

Resumo


eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifier

http://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v4i2.683

RESUMO: Este artigo é uma análise das leituras produzidas por alunos do 3º ano do Ensino Médio, no que se refere à forma como eles constroem inferências para a compreensão das crônicas “O melhor dos mundos”, de Danuza Leão, e “Patético”, de Luiz Felipe Pondé. A leitura é um processo cognitivo complexo que abarca diferentes tipos de conhecimento do leitor. Esses conhecimentos são fundamentais para a construção de inferências e, consequentemente, para a construção de sentidos exigida ao se ler um texto. Assim, dispusemo-nos a analisar as leituras feitas por esses alunos, embasadas em estudos teóricos realizados por importantes autores da área de Linguística Textual, tais como Bronckart, Marcuschi, Bakhtin, Kleiman, Ducrot e outros.


PALAVRAS-CHAVE: língua; texto; discurso; gênero textual; crônica; leitura; conhecimentos prévios; inferências.

ABSTRACT: This article is an analysis of the readings produced by students of the 3rd year of high school, with regard to how they build inferences to understand the chronic "The best of all worlds" of Danuza Lion, and "Pathetic" by Luiz Felipe Pondé. Reading is a complex cognitive process that includes different types of reader's knowledge. This knowledge is fundamental for the construction of inferences, and consequently to build the required directions to read text. Thus, became willing to analyze the readings taken by these students, supported on theoretical studies by important authors of Linguistics Textual area, such as Bronckart, Marcuschi, Bakhtin, Kleiman, Ducrot and others.

KEYWORDS: language; text; speech; genre; chronic; reading; prior knowledge; inferences.

Recebido:30/11/2011     Aceito: 30/12/2011


Palavras-chave


língua; texto; discurso; gênero textual; crônica; leitura; conhecimentos prévios; inferências

Texto completo:

PDF

Referências


Referências:

BAKHTIN, Mikhail (assinado por V.N. Volochínov). Marxismo e filosofia da

linguagem. São Paulo: Hucitec, 1979.

CASTILHO, Ataliba. A língua falada no ensino do português. São Paulo:

Contexto, 2002.

CHIARETTO, Ana Cláudia Junqueira. A influência do nível de letramento na construção de inferências: algumas considerações. Anais da VIII Semana de Letras: Letras, Leitura e Letramento. ICHS/UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto): Mariana, MG. Nov. 2003.

COSCARELLI, Carla Viana. Um modelo de leitura. Revista de estudos da

linguagem, Belo Horizonte: UFMG. Ano 4, v. 2, n. 3, p. 5-20, 1995.

COUTINHO, Afrânio (Direção); COUTINHO, Eduardo de Faria (Co-direção). A literatura no Brasil. 3. ed. Rio de Janeiro: José Olympio; Niterói: UFF –

Universidade Federal Fluminense, 1986, v. 6.

ENCARNAÇÃO, Márcia Regina Teixeira da. A eficácia da leitura e da

percepção da intertextualidade na produção de textos. Revista Letra Magna. Ano 2, n. 3, 2o sem. 2005.

FIORIN, José Luiz (Org.). Introdução à lingüística: I. Objetos teóricos. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2007.

KLEIMAN, Angela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 8. ed.

Campinas: Pontes, 2002.

KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. O texto e a construção dos sentidos. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2000.

LARA, Glaucia Muniz Proença. Examinando a pressuposição. In: SARAIVA,

Maria Elizabeth Fonseca; MARINHO, Janice Helena Chaves (Org.). Estudos da língua em uso: da gramática ao texto. Belo Horizonte: UFMG, 2010, p. 135-151.

LEÃO, Danuza. O melhor dos mundos. Folha de S. Paulo, São Paulo, 28 fev.2010. Caderno cotidiano, p.2.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Exercícios de compreensão ou copiação nos

manuais de ensino de língua? In Em aberto. Brasília, ano 16, n. 69, jan./mar.,1996.

_________________ . Quando a inferência é uma inferência. Trabalho

apresentado no GEL, UNESP, Assis/SP, 2000b. 26 p.

_________________ . Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2001.

_________________ . Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In:

DIONISIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria

Auxiliadora. (Org.) Gêneros textuais e ensino. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003. p. 19-36.

MELLO, Renato de. A construção de sentidos como operação discursiva na

enunciação. In: LARA, Glaucia Muniz Proença (Org.). Lingua(gem), texto,

discurso: entre a reflexão e a prática. Rio de Janeiro: Lucerna; Belo Horizonte, MG: FALE/UFMG, 2006, v.1, p. 107-115.

MELO, José Marques de. A opinião no jornalismo brasileiro. Petrópolis: Vozes,1985.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 9.ed. Campinas: Pontes, 2010.

PONDÉ, Luiz Felipe. Patético. Folha de S. Paulo, São Paulo, 4 out. 2010.

Caderno ilustrada, p. 8.

SÁ, Jorge de. A crônica. 4. ed. São Paulo: Ática, 1992.

SILVA, Marcelino Rodrigues da. O mundo do futebol nas crônicas de Nelson Rodrigues. (Dissertação de mestrado). Belo Horizonte: UFMG, 1997.

SPONHOLZ, Iria; GERBER, Regina Márcia; VOLKER, Taciana Bylaardt.

Propósito de leitura e tipo de texto na geração de inferências. Revista Letra Magna. Ano 3, n. 5, 2o sem. 2006.

TEODORO, Maria Aparecida de Assis; GONÇALVES, Vicente Geraldo.

Aspectos da evolução lingüística do português nos séculos XX e XXI, em áreas sintático-semânticas e discursivas, com apoio na linguagem jornalística escrita do esporte. (Projeto de pesquisa do programa de iniciação científica – DCHLA/UNI-BH). Belo Horizonte: UNI-BH, 2000.

WALTY, Ivete Lara Camargos. Os sentidos da leitura. Presença pedagógica, Belo Horizonte: Dimensão. Ano 1, n. 4, p. 22-37, jul./ago., 1995.


##plugins.generic.alm.title##

##plugins.generic.alm.loading##

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2011 Fernanda Cordeiro Gazola, Maurício Dias Meireles, Maria Aparecida de Assis Teodoro

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

  

NOVO QUALIS CAPES B2