Alguns dados sobre a pesquisa “Dilemas epistemológicos na formação de professores: da articulação da teoria desenvolvida à execução da prática docente”

Marianela Costa Figueiredo Rodrigues da Silva, Nali Rosa Silva Ferreira, Solange Maria Moreira de Campos, Ester Alves Souza, Juscirlane Souza

Resumo


RESUMO:

Os dados da pesquisa Dilemas epistemológicos na formação de professores: da articulação da teoria desenvolvida à execução da prática docente na educação básica, do grupo de pesquisa GEIFoP (Uni-BH), são apresentados neste artigo, tendo em vista fundamentar a formação docente nos cursos de licenciatura do Uni-BH e a forma como os saberes profissionais são elaborados no processo ensino/aprendizagem de cursos de formação de professores. Pretende-se identificar os dilemas epistemológicos que se colocam na articulação entre o conhecimento adquirido na formação inicial nos cursos de História, Letras, Matemática e Pedagogia e a prática docente nas unidades escolares da rede de ensino da Educação Básica de Belo Horizonte, a partir de quesitos estruturadores de uma prática educacional adequada. Conclui-se pela necessidade se estabelecer critérios mais exigentes para o processo seletivo dos cursos de formação de professores; estimular o comprometimento dos alunos para compreensão do sentido dos dilemas na formação profissional; buscar a articulação dos conteúdos formativos da graduação com simulações de situações dilemáticas já evidenciadas no cotidiano da prática pedagógica; enfatizar mais a visão de escola real em detrimento da visão de escola ideal; trabalhar efetivamente os conteúdos de formação específica com a articulação de forma dialética, conjugando os saberes pedagógicos e a transposição didática.

PALAVRAS-CHAVE: dilemas, teoria-prática, formação inicial de professores.

 

ABSTRACT:

The data of the research Epistemological dilemmas on teachers education: from articulation of the theory developed to the accomplishment of teaching practice in basic education, from the research group GEIFoP (Uni-BH) are presented in this paper, aiming at supporting teachers education on degree courses of Uni-BH and the way how technical knowledge is worked out in the teaching/learning process of these courses. The authors intend to identify the epistemological dilemmas found on the articulation between the knowledge acquired on the starting training at the degrees in History, Letters, Math and Pedagogy and the teaching practice at schools from the network of Basic Education of Belo Horizonte, departing from structuring points for an adequate educational practice. It is concluded that there is a need to set up more demanding criteria for the selection process to teachers’ education courses; a need to stimulate students’ commitment for understanding the meaning of the dilemmas on professional education; the need to search the link between the educational contents of graduation courses and simulations of dilemmatic situations already presented on everyday teaching practice; the need to emphasize a vision of a real school instead that of the ideal school; the need to effectively work the contents for specific education out with the articulation on a dialectic way, putting together the pedagogical knowledge and the teaching practice.”

KEYWORDS: dilemmas, theory - teaching practice, inicial technical knowledge

Recebido: 08/10/2009    Aceito: 17/12/2009


Palavras-chave


dilemas; teoria-prática; formação inicial de professores;

Texto completo:

PDF

##plugins.generic.alm.title##

##plugins.generic.alm.loading##

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os comentários
 |  Incluir comentário

Direitos autorais