UTILIZAÇÃO DO FRAMEWORK JADE NO DESENVOLVIMENTO DE UM MUSEU VIRTUAL 3D COM RECOMENDAÇÃO PERSONALIZADA DE CONTEÚDO

Íthalo Grigório Moura, Francisco Milton Mendes Neto, Paulo Sérgio Sousa

Resumo


A utilização de ambientes virtuais de aprendizagem em 3D proporciona uma experiência educacional rica em detalhes, sensação de imersão e interação com diversos recursos educacionais. Um museu virtual, a partir de sua plataforma virtual em 3D e dos recursos que esta plataforma pode oferecer, funciona como uma ferramenta educacional eficiente, pois disponibiliza informação aos seus visitantes de forma simples e de fácil compreensão. No entanto, uma limitação do uso de museus virtuais para a aprendizagem é que estes ambientes não levam em consideração as características individuais e contextuais dos visitantes, limitando sua aprendizagem. Assim, este artigo apresenta um museu virtual em 3D denominado Musert, que tem como diferencial a recomendação personalizada de conteúdo. Para isso, utiliza ontologias juntamente com agentes inteligentes para realizar a recomendação personalizada de conteúdo de forma satisfatória.


Palavras-chave


Museu 3D. Padrão X3D. Browser Xj3D. Recomendação de conteúdo.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18674/exacta.v5i2.849
ISSN 1984-3151