DEFINIÇÃO DO TESTE DE FATOR DE POTÊNCIA PARA QUALIFICAÇÃO DO ISOLAMENTO EM MOTORES DE TRAÇÃO DC DE LOCOMOTIVAS

Fábio Henrique Simões, Gusttavo Câmara Amaral, Joana Darque da Silva Correa

Resumo


Responsável por grande parte do transporte do minério de ferro do Brasil, a ferrovia tem grande importância no crescimento do país. Os trens têm sua tração concentradas nas locomotivas diesel / elétricas onde qualquer tipo de falha pode acarretar em atraso na entrega das principais matérias prima do país. O prejuízo causado pelas falhas nas locomotivas impulsionou a área de engenharia de manutenção da MRS Logística S/A, a trabalhar na redução destas falhas. Em um estudo foi verificado que o Motor de Tração DC possui grande índice de falhas nas locomotivas. O principal modo de falha é o isolamento elétrico para massa da armadura e da carcaça. Este trabalho apresenta um teste para melhoria na qualificação do isolamento para massa em Motor de Tração DC, utilizado em locomotiva diesel / elétrica. O novo parâmetro para a qualificação do isolamento elétrico tem como objeto de estudo o teste de ângulo de fase ou de fator de potência. Neste parâmetro, a condição do isolamento pode ser estimada tratando-o como o dielétrico em um capacitor. A mudança na capacitância ou no fator de potência é uma medida da condição do isolamento do motor de tração. O resultado deste estudo foi retirado em mais de 800 testes feitos em carcaças e armaduras em variadas condições de isolamento e, aplicando o conceito estatístico de média, para definição do valor ideal. Com esse novo parâmetro espera-se ter uma redução considerável das falhas ligadas ao isolamento elétrico e uma melhora na eficiência do transporte ferroviário Brasileiro.

Palavras-chave


Motor de Tração. Fator de Potência. Capacitância.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18674/exacta.v4i3.669
ISSN 1984-3151