A LINGUAGEM MATEMÁTICA NA SALA DE AULA: PERSPECTIVAS E DIFICULDADES

Roberto Lirio Florenço Junior

Resumo


O presente trabalho visa estudar a influência da linguagem simbólica na matemática. Neste estudo serão apresentados apenas resultados oriundos de pesquisas bibliográficas, mas posteriormente pretende-se, através de entrevistas com alunos do ensino fundamental e médio, estender a pesquisa. A maioria dos estudos e pesquisas realizadas na área de educação matemática parte do pressuposto de que a matemática participa da formação dos indivíduos e é importante na sua inserção social. Neste sentido um insucesso poderia significar não apenas um fracasso na vida escolar, mas também na própria condição de cidadão dos indivíduos. Um dos problemas que pode dificultar a compreensão matemática de alguns estudantes é a dificuldade que eles têm de utilizar a simbologia necessária para o aprendizado dessa disciplina.

Abstract

The present work aims to study the influence of symbolic language i mathematics. This study will be presented only results from literature searches, but later it is intended through interviews with students from elementary and secondary education, to extend the research. Most studies and surveys conducted in the area of mathematics education assumes that the mathematics participates in the formation of individuals and it is important in their social integration. In this sense one failure could mean not only a failure in school life, but also the very condition of the individual citizen. One of the problems that can hinder the mathematical understanding of some students is the difficulty they have to use the symbols necessary for learning this discipline.


Palavras-chave


Linguagem. Matemática. Simbologia.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18674/exacta.v7i1.1061
ISSN 1984-3151