MEDINDO O PLANETA TERRA: UM EXPERIMENTO COM ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR

Juliana de Fátima Silva, Samuel Bueno Soltau

Resumo


Propõe-se refazer a medida da circunferência da Terra como uma estratégia similar à empregada por Eratóstenes na Antiguidade, porém utilizando as comunidades de jogos on-line e as redes sociais da internet. Foram envolvidas diferentes disciplinas, tais como Física, Matemática, Geografia e História para buscar a interdisciplinaridade. Alunos localizados em duas cidades distintas mediram a sombra de varetas com comprimento conhecido, no mesmo dia e hora. Tais cidades, que possuem longitudes aproximadas, mas, latitudes bastante distintas, foram localizadas com a ajuda do software Google Earth. Efetuadas as medições, calculou-se a circunferência meridional da Terra. Os resultados para o ensino das disciplinas envolvidas foram uma maior participação dos alunos e a oportunidade de compreenderem as correlações entre as diversas áreas do conhecimento envolvidas no projeto, situando a proposta no âmbito da pedagogia de projetos.

Abstract

We propose remake the circumference measurement of the Earth with a strategy similar to that employed by Eratosthenes in the Antiquity, but using communities of online gaming and social networks from the internet. Engage different subjects such as Physics, Mathematics, Geography and History to get interdisciplinary. Students located in two different cities measured the shadow of rods with known length on the same day and time. These cities, which have approximate longitudes, but quite distinct latitudes, located with the use of Google Earth. Performed measurements, we calculated the meridional circumference of the Earth. The results for the teaching of subjects involved were more student participation and the opportunity to understand the correlations between the various knowledge areas involved in the project, placing the proposal in the context of Learning Projects.


Palavras-chave


Interdisciplinaridade. Ensino de Ciências. Projetos de aprendizagem

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18674/exacta.v7i1.1060
ISSN 1984-3151