Avaliação nutricional dos pacientes em diálise peritoneal no Instituto Mineiro de Nefrologia de Belo Horizonte (MG)

Elisangela Alves da Cruz Duarte, Gislene Andrade Silva, Regiane de Cássia Dias, Clecilene Gomes Carvalho

Resumo


Introdução: A insuficiência renal (IR) ocorre quando os rins diminuem sua capacidade de filtração glomerular. A diálise peritoneal (DP), uma das modalidades terapêutica indicada em caso de IR, é uma terapia renal substitutiva onde por meio de um cateter na cavidade peritoneal infunde-se o líquido de dialisato e ocorrem as trocas deste com o sangue. Porém uma das maiores complicações é a peritonite. Outro fato frequente nos pacientes com doença renal crônica (DRC) é a desnutrição energético proteico (DRC), tanto de macro como de micronutrientes. Então este estudo foi desenvolvido com o objetivo de avaliar a frequência dos distúrbios nutricionais dos pacientes em diálise peritoneal do Instituto Mineiro de Nefrologia da cidade de Belo Horizonte, MG. Metodologia: Análise de exames bioquímicos, medidas antropométricas e avaliação subjetiva global (ASG). Resultados: Foram estudados 30 pacientes, 53,33% de mulheres e 46,66% de homens. O índice de massa corporal (IMC) teve parâmetros de comparação diferentes para idosos e adultos. Avaliaram-se pregas cutâneas tricipital (PCT%), circunferência do braço (CB%) e circunferência do músculo do braço (CMB%); ASG que evidenciou 56,66% de desnutrição leve/moderada; e dados bioquímicos de albumina, transferrina, uréia e creatinina com destaque para as alterações de transferrina. Discussão: A PCT% apresentou maior proporção de obesidade, a CB% e CMB% evidenciaram uma maior proporção de eutrofia. O IMC destacou maior índice de obesidade em adultos e idosos. A albumina de 66,67% dos pacientes estavam acima de 3,5mg/dL. Conclusão: Os pacientes em DP precisam de maior acompanhamento clinico e nutricional para melhorar a qualidade de vida e prevenir e/ou minimizar a deterioração do estado nutricional.

Palavras-chave


Doença Renal Crônica, Diálise Peritoneal, avaliação nutricional, avaliação bioquímica

Texto completo:

PDF
A abreviatura do periódico é e-Sci, o qual deve ser utilizado em bibliografias, notas de rodapé e para referências. ISSN: 1984-7688, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Licença Creative Commons
Todo o conteúdo da e-Scientia, exceto quando identificado, está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada.