Avaliação microbiológica da água na Bacia do Córrego Cercadinho em Belo Horizonte, Minas Gerais

Juliane Ferreira Merllo, Cibele Tosin Stroppa

Resumo


O córrego Cercadinho, localizado em Belo Horizonte/MG, é um dos principais afluentes que compõe a bacia do Ribeirão Arrudas. Diante da problemática que envolve a degradação dos cursos d’água e suas respectivas origens, avaliou-se a qualidade microbiológica da água do córrego Cercadinho, em dois pontos no bairro Buritis, a partir de amostras colhidas bimestralmente, durante um ano. Nove (75%) das amostras foram consideradas como sendo impróprias quanto à balneabilidade e consumo humano. Durante o período avaliado, as amostras do primeiro ponto mostraram classificação variando entre as classes I, II, III e o segundo ponto como sendo de classe IV, conforme a Resolução CONAMA nº 357/2005, que limita sua utilização somente para harmonização paisagística, dada a alta carga de poluentes. Os resultados indicam que o córrego está sofrendo grandes impactos em suas águas, em decorrência do lançamento clandestino de dejetos e resíduos provenientes de diversas fontes. Assim, é nítida a necessidade de captação e redirecionamento dos efluentes mencionados à rede de esgotos municipal, para tratamento, e o desenvolvimento de políticas públicas e trabalhos de educação ambiental que visem o monitoramento, recuperação e preservação do córrego e de suas margens.

Palavras-chave


Qualidade da água; córrego urbano; coliformes; meio ambiente

Texto completo:

PDF
A abreviatura do periódico é e-Sci, o qual deve ser utilizado em bibliografias, notas de rodapé e para referências. ISSN: 1984-7688, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Licença Creative Commons
Todo o conteúdo da e-Scientia, exceto quando identificado, está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada.