Avaliação microbiana do solo e dos aspectos morfológicos de hortaliças após a adição de adubos orgânicos em hortas

Elmir Lúcio Borges Filho Borges Filho, Elayne Cristina Machado

Resumo


O conhecimento da ciclagem de nutrientes existentes nos sistemas terrestres tem contribuído para o desenvolvimento de trabalhos voltados às iniciativas de agriculturas orgânicas. Assim, a compostagem surge como alternativa viável e eficiente para adubação do solo. Neste trabalho pode-se comparar solos adubados com compostos orgânicos obtidos do processo de compostagem realizados no Colégio Franciscano Coração de Maria, em Belo Horizonte, e solos sem adubos, também do mesmo local. Avaliou-se nestes, o desenvolvimento das plantas, o pH do solo, nodulação e a população microbiana. Deste modo, o estudo comprovou a viabilidade do composto orgânico produzido, bem como sua funcionalidade e estratégia ambiental a ser utilizada como modelo em escolas urbanas.

Palavras-chave


Microbiologia; Cultivares; População telúrica; Nodulação.

Texto completo:

PDF


A abreviatura do periódico é e-Sci, o qual deve ser utilizado em bibliografias, notas de rodapé e para referências. ISSN: 1984-7688, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Licença Creative Commons
Todo o conteúdo da e-Scientia, exceto quando identificado, está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada.