Integração da Geomorfologia e do Geoprocessamento para a Compartimentação do Relevo da República do Panamá

Vanessa Cecília Benavides Silva, Patrícia de Sá Machado

Resumo


Diante da importância dos estudos que contribuem para melhor compreensão do meio físico de modo a buscar melhores alternativas de se agir sobre o mesmo, é imprescindível a compreensão do arranjo espacial do relevo e das relações nele envolvidas que ocorrem em diferentes escalas no espaço geográfico. A representação cartográfica desses estudos, através das novas tecnologias, contribui nas pesquisas e representações do espaço geográfico, trazendo benefícios para os estudos ambientais. Assim, foi realizada a compartimentação do relevo do território da República do Panamá com o auxílio de técnicas de Geoprocessamento e análise do arranjo espacial e das características do seu relevo atual. A compartimentação foi realizada a partir do cruzamento dos dados de classe de rochas, morfocronologia e elementos estruturais, e dos de hipsometria e relevo sombreado. O mapeamento realizado permitiu identificar os compartimentos litoestruturais de rochas vulcânicas e sedimentares e as unidades de relevo de planalto, depressão, planície, relevo residual, domos e vulcões, com suas respectivas características. Esse estudo mostra-se importante tanto para o melhor conhecimento do relevo da região quanto para a verificação de possibilidades e limites que as técnicas de Geoprocessamento trazem na elaboração de estudos dessa natureza.

Palavras-chave


Compartimentação Geomorfológica, Geoprocessamento, República do Panamá.

Texto completo:

PDF
A abreviatura do periódico é e-Sci, o qual deve ser utilizado em bibliografias, notas de rodapé e para referências. ISSN: 1984-7688, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Licença Creative Commons
Todo o conteúdo da e-Scientia, exceto quando identificado, está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada.