COMPORTAMENTO DE VÔO DE BORBOLETAS FRUGÍVORAS DO PARQUE NATURAL MUNICIPAL CHÁCARA DO LESSA, SABARÁ / MG

Fabiano Oliveira de Moura, Cristiano Schetini de Azevedo

Resumo


A velocidade do vôo das borboletas tem sido relacionada à sua palatabilidade; espécies palatáveis costumam apresentar velocidades de vôo maiores que espécies impalatáveis. Este estudo teve como objetivo avaliar o padrão de vôo de espécies de borboletas frugívoras, relacionando os resultados com sua palatabilidade. O estudo foi conduzido em setembro de 2007, no Parque Natural Municipal Chácara do Lessa, em Sabará, MG. Borboletas foram capturadas com redes entomológicas, identificadas e parâmetros biológicos como o desgaste alar, tipo de vôo, palatabilidade, velocidade de vôo e sexo foram anotados. Foram capturados 45 indivíduos, distribuídos em nove espécies de borboletas, todas palatáveis. Machos foram mais capturados que fêmeas; o tipo de vôo mais registrado foi o rápido e circular, a maioria das borboletas voou entre 2,1 e 3m, o ambiente com o maior número de capturas foi o ecótone e as velocidades variaram entre 0,86 e 2,07 m/s. Nenhum parâmetro biológico avaliado correlacionou-se com a palatabilidade das espécies. Padrões de vôo diferentes foram observados dentro de uma mesma espécie, sugerindo que a individualidade pode estar envolvida na resposta apresentada pelas espécies aos seus predadores.

Palavras-chave


Borboleta; palatabilidade; comportamento de vôo; desgaste alar; frugívoras

Texto completo:

Sem título () PDF
A abreviatura do periódico é e-Sci, o qual deve ser utilizado em bibliografias, notas de rodapé e para referências. ISSN: 1984-7688, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Licença Creative Commons
Todo o conteúdo da e-Scientia, exceto quando identificado, está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada.