PERCEPÇÕES AMBIENTAIS E CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE BELO HORIZONTE/MG SOBRE TUBARÕES

Ramon Teixeira Nascimento de Araújo, Bruno Machado Kraemer, Paula Fernanda Oliveira Murta

Resumo


Por sua natureza sócio-cultural específica, a etnobiologia é um veículo do qual o educador faz uso para alcançar comunidades específicas, dotadas de conhecimentos tradicionais que usualmente não são valorizados no ensino formal. O presente trabalho teve por objetivo identificar as percepções ambientais e concepções dos alunos de diferentes realidades sócio-culturais, partindo do aprendizado obtido em seu próprio meio sócio-cultural sobre o tema “tubarões”. Buscou-se fazer um levantamento bibliográfico sucinto da história natural acerca dos tubarões e suas representações simbólicas na percepção de jovens de faixa etária de 12 a 14 anos, estudantes da rede de ensino público municipal do ensino fundamental do município de Belo Horizonte, Minas Gerais. A escolha da faixa etária deu-se em consonância ao conteúdo abordado para o tema “Seres Vivos”. A metodologia de abordagem consistiu da elaboração de questionário formulado com 10 questões fechadas. Os dados coletados representam conceituações negativo-positivas que os alunos apreenderam (não só aprenderam como já tinham conceituações prévias, negativas ou não) do tema supracitado. Por meio deste estudo conclui-se que há uma carência de elaboração de propostas de desenvolvimento de estratégias de educação ambiental e melhor divulgação sobre noções ecológicas para a preservação destes animais.

Palavras-chave


Etnobiologia, etnozoologia, ensino de ciências, tubarões, valores simbólico

Texto completo:

PDF
A abreviatura do periódico é e-Sci, o qual deve ser utilizado em bibliografias, notas de rodapé e para referências. ISSN: 1984-7688, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Licença Creative Commons
Todo o conteúdo da e-Scientia, exceto quando identificado, está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada.