Identificação da futura área de atuação de acadêmicos do primeiro período do Curso de Educação Física do Centro Universitário de Belo Horizonte - UNIBH. Licenciatura ou Bacharelado?

Eduardo Nascimento, Aroldo Luis Ibiapino Cantanhede, Adriana Carolina Rezende, Romano Dias, Vitor Felipe Wild Araújo Azevedo

Resumo


O objetivo deste estudo foi identificar a futura área de atuação (Licenciatura/Bacharelado) dos acadêmicos do primeiro período do Curso de Educação Física do Centro Universitário de Belo Horizonte – UNIBH. Foram entrevistados 55 acadêmicos matriculados e freqüentes no segundo semestre de 2009. Os mesmos foram interpelados por meio de questionário fechado se gostariam de atuar em atividades exclusivas do Bacharelado ou da Licenciatura. Sendo assim, 54,6% da amostra disseram querer atuar no Bacharelado, 22% querem atuar em ambas as áreas, 16,5 % não tem opinião formada e 7,3% querem atuar na Licenciatura. Conclui-se então que a maioria dos acadêmicos do primeiro período do Curso de Educação Física do UNIBH, ressalvada a amostra, tem predileção em atuar na área do Bacharelado após a conclusão do curso o que sugere um esclarecimento por parte dos professores a respeito das áreas de atuação do Profissional de Educação Física.

Palavras-chaves: Educação Física; Licenciatura; Bacharelado; atuação profissional.

Identification of the future area in which the freshmen students of the Physical Education Course from the Centro Universitário de Belo Horizonte – UNIBH want to act. Licenciature or Bachelor’s degree?


Abstract

The main objective of the present study was to identify the future area in which the students of the first semester of the Physical Education Course from the Centro Universitário de Belo Horizonte University wanted to act. Fifty five frequent and properly enrolled in second semester of 2009 students were interviewed. They were asked if they would like to exclusively act on activities of Bachelor’s degree or Licenciature. Thus, 54,6% of the sample said that wanted to act on Bachelor’s degree, 22% wanted to act on both areas, 16,5% had no opinion about it and 7,3% wanted to act on Licenciature.

Keywords: Physical Education, Licenciature, Bachelor’s degree, professional acting.

Texto completo:

PDF
A abreviatura do periódico é e-Sci, o qual deve ser utilizado em bibliografias, notas de rodapé e para referências. ISSN: 1984-7688, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Licença Creative Commons
Todo o conteúdo da e-Scientia, exceto quando identificado, está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada.