A EVOLUÇÃO DA INFRA-ESTRUTURA VIÁRIA DO BAIRRO BURITIS E SUA RELAÇÃO COM A OCUPAÇÃO

Marcos Vinicius Martins Ferreira, Daniel Teixeira Santosdaniel

Resumo


O presente trabalho busca refletir sobre a relação entre a evolução da ocupação e o desenvolvimento do sistema viário no caso específico do bairro Buritis, em Belo Horizonte. Em um primeiro momento, busca-se discutir o papel do Estado na produção do espaço urbano, destacando especialmente sua atuação na promoção de infra-estrutura urbana e seu papel como agente regulador no processo de ocupação e uso do solo. Posteriormente, a partir da abordagem do processo histórico de ocupação da região oeste de Belo Horizonte e especificamente do bairro Buritis, buscar-se-á verificar através da análise das principais leis municipais de parcelamento, ocupação e uso do solo, como elas podem ter contribuído para o rápido processo de adensamento do bairro. Isso porque o bairro diferencia-se em relação aos seus vizinhos da região oeste da capital mineira no que se refere ao seu processo de ocupação, sendo determinante o papel das legislações urbanísticas na produção desse espaço.

Texto completo:

PDF
A abreviatura do periódico é e-Sci, o qual deve ser utilizado em bibliografias, notas de rodapé e para referências. ISSN: 1984-7688, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Licença Creative Commons
Todo o conteúdo da e-Scientia, exceto quando identificado, está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada.