Avaliação da qualidade protéica da Quinua Real (Chenopodium quinoa Willd) através de métodos biológicos

Luana Freire Alves, Marcela Sales Rocha, Cláudia Colomarco Ferreira Gomes

Resumo


A Quinua Real é um cereal oriundo da Cordilheira dos Andes, considerado fonte protéica de boa qualidade nutricional. As proteínas são moléculas essenciais para os organismos animais, devendo estar presente na alimentação em quantidades adequadas e qualidade. A qualidade protéica dependerá de sua composição, digestibilidade, biodisponibilidade de aminoácidos essenciais, ausência de toxicidade e de fatores antinutricionais. O objetivo do presente trabalho foi avaliar o coeficiente de eficácia protéica (PER), o escore químico de aminoácidos (EQ), a digestibilidade verdadeira e o escore químico de aminoácidos corrigido pela digestibilidade protéica (PDCAAS) da quinua real. Foram utilizados 18 camundongos albinos, machos, da linhagem swiss, recém-desmamados. Os animais foram separados em três grupos de seis animais cada. Ao grupo controle foi fornecida a dieta padrão AIN-93 G; e os grupos aprotéico e teste (quinua real) receberam dieta AIN-93 G modificada. A proteína estudada apresentou valores para o PER de 2,87, EQ maior que 1,0, digestibilidade de 98% e PDCAAS de 1,07. Portanto, a quinua real é fonte de proteína de alta qualidade nutricional.

Texto completo:

PDF
A abreviatura do periódico é e-Sci, o qual deve ser utilizado em bibliografias, notas de rodapé e para referências. ISSN: 1984-7688, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Licença Creative Commons
Todo o conteúdo da e-Scientia, exceto quando identificado, está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada.