Percepção dos enfermeiros de uma unidade de terapia intensiva no cuidado a pacientes com diagnóstico de choque séptico

Fátima Kelle Bonfim, Gleice Helen Silva Bábara, Clecilene gomes carvalho

Resumo


O Choque Séptico, definido como síndrome da resposta inflamatória sistêmica, caracteriza-se pela falência circulatória aguda de causa infecciosa, sendo, portanto, motivo de grande preocupação, tanto para saúde pública quanto para a saúde privada, pelo caráter heterogêneo de seu curso clínico e inespecificidade do quadro. O objetivo deste estudo foi verificar a percepção dos enfermeiros que atuam em uma Unidade de Terapia Intensiva no que tange aos saberes relacionados ao paciente com quadro de choque séptico, através de uma pesquisa de abordagem qualitativa, a partir de sua evolução clínica, e possíveis complicações, abordando, sob a ótica da enfermagem, os aspectos epidemiológicos e fisiopatológicos no cuidado com paciente grave. Este estudo evidenciou que, os enfermeiros participantes compreendem a patologia e suas complicações assim como a sua atuação diante do paciente séptico e as complicações inerentes ao quadro.

Palavras-chave


Enfermagem, Unidade de Terapia Intensiva, Sepse, Choque Séptico

Texto completo:

PDF
A abreviatura do periódico é e-Sci, o qual deve ser utilizado em bibliografias, notas de rodapé e para referências. ISSN: 1984-7688, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Licença Creative Commons
Todo o conteúdo da e-Scientia, exceto quando identificado, está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada.